Dicas para o armazenamento dos materiais de construção
Certamente você sabe que o armazenamento de materiais de construção no canteiro de obras é fundamental para reduzir perdas e aumentar a produtividade nos serviços, certo?
No entanto, na prática, ainda há muita dúvida e até mesmo negligência entre os profissionais da área com relação a essa etapa.
Foi isso o que nos motivou ao desenvolvimento deste artigo.
Nele, vamos te apresentar algumas orientações básicas sobre o armazenamento materiais de construção civil. Afinal, é preciso saber como armazenar corretamente tanto os materiais tradicionais quanto novos materiais de construção.
Ficou interessado?
Então continue conosco para saber mais sobre esse tema fundamental para a produtividade:
Dica 1 – Siga as instruções do fabricante
Grande parte dos materiais de construção – como cimento, argamassa ou revestimentos – são acompanhados de instruções de armazenamento e manuseio.
Você há de concordar que, se essas informações estão ali, é porque devem ser seguidas para garantir as características originais do produto. Ou seja, para garantir a qualidade no momento de ser utilizado, certo?
Então, no caso de materiais mais sensíveis ou com uso específico, é preciso seguir as instruções ainda mais à risca. Isso porque, em caso de defeito ou comportamento inadequado no momento da aplicação, a empresa pode efetuar a devolução total do material. Mais do que isso, fazer um outro pedido sem custos adicionais.
Além disso, sempre que possível deve-se transportar materiais nas embalagens originais. Afinal, elas foram desenvolvidas e dimensionadas, na maior parte das vezes, para prevenir danos ao material no momento do transporte e do armazenamento de materiais de construção
Dica 2 – Escolha um local adequado para o armazenamento de materiais de construção
De modo geral, a recomendação é fazer o armazenamento de materiais de construção longe do calor e da umidade excessiva e em local plano. No entanto, nem sempre um mesmo local é adequado para armazenar todos os tipos de materiais de construção.
Quer ver alguns exemplos?
- Telhas cerâmicas, por exemplo, podem ser armazenadas em locais abertos, desde que cobertas com uma lona plástica para evitar o contato com a chuva.
- Já cimento e cal são materiais perecíveis e sensíveis às intempéries. Por isso, devem ser armazenados em local seco e arejado. Ou seja, longe de umidade e da exposição ao sol.
- A maioria das tintas possui substâncias tóxicas ou inflamáveis em sua composição. Assim, o ideal é armazenar as latas de tinta em locais bem ventilados e preferência longe de materiais combustíveis, fontes de calor ou eletricidade.
- No caso de materiais agregados, é indicado manter distância entre finos e grossos, para evitar que o material nas bordas das pilhas se misture ou em caso de uma das pilhas desmoronar.
- Materiais elétricos em geral, assim como tubos e conexões de hidráulica, devem ser conservados em um local seco e coberto, de preferência dentro de caixas.
E com relação ao cimento?
No caso do armazenamento de materiais de construção desse tipo é preciso priorizar a proteção contra a umidade. Assim, os sacos de cimento não devem ser empilhados diretamente no chão. Isso para evitar que o material absorva umidade.
Além disso, os pacotes de cimento devem ser empilhados próximos uns dos outros. Tal medida reduz a circulação do ar e o possível ressecamento do material.
O ideal é que o empilhamento seja de, no máximo, 10 sacos. Isso é importante para evitar o acúmulo de peso excessivo sobre o material. Em pilhas com mais de 8 sacos, eles devem ser dispostos alternadamente em comprimento e em cruz. Ou seja, garantindo o equilíbrio da pilha e de forma a evitar acidentes.
Lembre-se que o cimento é um item perecível. Ou seja, ele deve ser mantido em estoque por um período médio de 30 dias para não comprometer sua vida útil.